Tipos de Roshi

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013 1 comentários

Bom, hoje vamos falar sobre os Roshs. O que são Roshs? Rosh é a cerâmica do narguile, ou seja, o lugar onde você coloca a essência. E para uma melhor sessão e melhor aproveitamento, existem vários tipos de roshs para tipos especificios de narguiles e essências. Aqui vão os tipos:


Rosh Convencional 

O rosh convencional é o que vem na maioria dos narguiles. Independente do tamanho, o rosh convencional tem alguns furos no fundo, o que para fumos com mais melaço como Afzal, Al Masah, Naklha, Soex e etc, pode não ser muito bom porque o melaço acaba escorrendo pelos orificios e danificando seu narguile, além de sujar mais rapidamente a água.





Rosh triplo ou Rosh Particionado

Em sites nacionais e gringos você vai encontrar roshs duplos, triplos e até 4 roshs unidos, vamos falar um pouco mais sobre eles.Esse tipo de rosh é ideal para facilitar misturas, ou mesmo para já deixar vários fumos prontos para fumar. São roshs de várias cabeças, onde você pode colocar um tipo de essencia em cada cabeça, podendo acender todas de uma vez para misturar sabores, ou acender um de cada vez.Para uma roda com muitas pessoas ou ocasiões que se espera fumar por muito tempo, pode-se preparar vários roshs, e quando um for perdendo o sabor basta por o outro para funcionar, rápido e pratico. Trocar de sabor rapidamente também é uma opção.

Mais fumaça? Bem, eu não aconselho, pois com um rosh apenas e bem preparado já se sente um belo sabor. Porém se quiser experimentar fique a vontade.
Os roshs da foto são vortex, esses vocês só vão encontrar por enquanto em sites gringos, mas vale muito a pena comprar. Tanto esses vortex quando os tradicionais encontrados aqui, não são caros.


Roshs Phunnel



Eric Hoffman criou esse rosh para tentar resolver o problema que ocorre com o rosh convencional que seria o escorrimento do melaço. O Phunnel tem um pino central, aonde se encontra um furo em cima. Assim, o fumo fica em volta e o melaço se conversa, o que ajuda também a não carborizar o fumo  e sim cozinhar o fumo em seu melaçoe e alem de preserva o melaço do fumo .Isso faz com que o sabor da essencia dure por mais tempo além de realça-lo. Você notara facilmente a diferença quando começar a utiliza-lo. Indicado para utilizar com fumos de marcas como: Mizo, Al Fakher, Starbuzz, Fantasia, Roman, Hookah Hookah e etc..

Rosh Vortex

Um dos problemas do Rosh Phunnel é que o unico furo central com o peso do carvão, pode acabar sendo tapado impedindo o fluxo de ar. Problema resolvido pelo Rosh Vortex, que possuiu a mesma estrutua do Phunnel, porém, com os furos na lateral do pino.


Rosh Flying Saucer

Esse tipo de rosh é parecido com o Vortex, porém, o pino central é mais alto que as bordas do rosh, permitindo assim melhor cozinhamento do seu fumo, porque o carvão não entra em contato com o fumo. É recomendado para fumos como Al Fakher, Social Smoke, Starbuzz, HookaFina. Porém, nunca fume com Tangiers, por ser um fumo que necessita de muito calor nao irá acender direito.
Rosh Hookah Flip

Esse tipo de rosh o primeiro diferencial é que ele é invertido. Ou seja, diferente dos outros tipos de rosh, o fumo fica em cima do carvão, permitindo que seu fumo cozinhe lentamente em vez de carborizar, evitando o gosto de queimado e a troca de fumo rapidamente. A tendencia é que seu fumo dure mais tempo. Esse rosh encaixa em qualquer tipo de narguile, sem ser necessário adaptações. Porém, deve haver alguns cuidados especiais como não se queimar, pois ele esquenta muito, e ter muito controle do calor porque se o carvão entrar em contato com o fumo (o que não deve acontecer nesse tipo de rosh), ele queimará muito rápido. Sem contar que ele também é mais caro que outros tipos de rosh, custando em torno de R$ 110,00.






Ice Bowl

Como já falado aqui antes, a Ice Bowl é um tipo de rosh especial, que possui um orificio na lateral para colocar água. Levada ao refrigerador, a agua de dentro é congelada, tendo como resultado na teoria uma fumaça ‘mais gelada’. Não é uma ceramica fácil de encontrar no Brasil e por isso seu funcionamento nao é comprovado ainda.


                       

Agora que você já sabe quais são os tipos que existem, procure o Rosh que melhor combina com seu narguile e com a essência que você usa.



1 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Narguileiros | TNB